sábado, 21 de fevereiro de 2015

FESTIVAL DAS MOEDAS SOCIAIS




Festival das Moedas Sociais

Aconteceram no mês de Janeiro e Fevereiro de 2015 vários processos formativos sobre Moedas Sociais em dezenas  de municípios do Ceará e em Belém- PA., na comunidade da Baia do Sol. As formações foram organizadas pelos Bancos Comunitários destes municípios, com apoio do Instituto Banco Palmas e do Instituto Tupinambá, em Belém. Cada município utilizou-se da Moeda Social do Banco Local para organizar as formações.

O objetivo foi proporcionar um debate sobre Democracia Econômica, levando a população local a entender a função do dinheiro, a estruturação do sistema financeiro, os benefícios da Moeda Social e o poder do consumo local. Para além  disso, buscava também reforçar as ações do banco comunitário no território.

Houve várias modalidades pedagógicas na organização da formação sobre as Moedas Sociais: seminário com  lideranças locais, oficinas com as crianças, circulação da Moeda em uma feira de Economia Solidaria, roda de conversa com os comerciantes entre outros.


No dia 26 de fevereiro, de 8h as 12h, acontecerá o encerramento das Oficinas com uma exposição de todas as Moedas Sociais dos Bancos Comunitários do Ceará e municípios vizinhos. Na oportunidade será demonstrado, também, outros  formatos de Moedas sociais já adotados nos Bancos Comunitários, como a Moeda Social em forma de Cartão Magnético no Banco Comunitário Mumbuca em Maricá-RJ e o novo sistema de Moeda Eletrônica  em construção no Banco Palmas, através de celular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

MOEDA SOCIAL COCAL